topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » Vitória: Presente e futuro…

 

Vitória: Presente e futuro…



Ainda tenho bem guardada a visão de mais uma conquista do Vitória Futebol Clube – a Supertaça Dr. Manuel Faria de Castro da A. F. Horta – no último domingo.

Foi o segundo jogo a que “tive oportunidade” de assistir nesta época futebolística. O anterior tinha sido no Campo das Lajes, a duas jornadas do fim do campeonato, prenúncio da conquista do campeonato da A.F.H. 2011/2012.

Nesta minha “opinião”, era para me referir a um jogador, o Cesar Furtado, mas no JP de hoje surge outra “esperança”, assinalada e reconhecida pela comunicação social presente no jogo da Supertaça, como melhor jogador em campo: o Simão Bettencourt e, quase de seguida, no Facebook, surge a notícia de que outra jovem promessa, o Diogo Oliveira, voltará, assim como o Ivo Lima – melhor guarda-redes do campeonato, que renovou contrato com o Vitória para a próxima época. E assim, com jovens jogadores da ilha, se vai cimentando o nosso futebol, que há poucos anos apelidei como que de rotação sempre dos mesmos, pelos clubes que estavam mais na berra… E era pena que assim fosse.

Como também tenho defendido, é tempo de se apostar cada vez mais nos jogadores da ilha, embora aceitemos que poderão trazer alguma mais-valia, os “profissionais” que pela ilha surgiram e que também vão saltitando por aí, mas quanto a esses mantenho sempre algumas reservas.

Promover o jogador açoriano nas competições açorianas (III divisão Série Açores) de pleno acordo e assim estamos aproveitando os incentivos financeiros disponibilizados pelo governo regional à opção pela inscrição desses mesmos atletas formados na Região…

O César Furtado fez formação no Vitória. Disputou numa equipa de Juniores do Vitória - onde se incluía o actual treinador do Vitória, Pedro Ávila – uma final regional com o Santa Clara, onde então pontificava o internacional Pedro Pauleta. Deambulou depois por vários clubes dos Açores que ora não interessa citar. É ainda um jogador fabuloso, tanto quanto eu vi, enchendo o campo com uma exibição madura e pujante, no passado domingo, culminando com a marcação certeira do 4º penalti para o Vitória no desempate final na marcação de grandes penalidades que deu a alegria da conquista do 3º troféu da época -  depois do Campeonato e da Taça - a Supertaça…

Tem 38 (trinta e oito) anos… É verdade, mas dentro do campo denota frescura física e excelente performance técnica. Enche o olho a quem gosta de ver jogar futebol com entrega total ao jogo. É o César Furtado, um dos melhores jogadores de sempre do futebol da ilha do Pico.

O Simão Bettencourt é um tecnicista e uma “esperança” quase certeza do futebol da nova geração da nossa ilha. Trata a bola com “meiguice” e com floreados que nos deixam quási-extasiados, embora ainda aconteçam os tais “excessos” próprios da juventude futebolística.

O Simão é uma já certeza do nosso futebol.

Aqui fica assim a minha homenagem ao passado/presente do nosso futebol, na pessoa do César Furtado e ao futuro do mesmo na pessoa do Simão Bettencourt, endereçando também os meus parabéns à direcção do Vitória na pessoa do seu presidente Tiago Ávila e ao seu treinador o Professor Pedro Ávila.

Afinal com gente da terra conseguem-se “maravilhas”, basta acreditar que é possível.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

 
bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007